9 benefcios que a msica proporciona s crianas

QUANDO A CRIANA TEM CONTATO COM A MSICA, SEJA OUVINDO OU INTERAGINDO, ELA PODE SE DESENVOLVER COM MAIS FACILIDADE

Na fila do caixa, a me brincava com a filha no colo balanando o chocalho e chamando a ateno da criana. Surpreso com o som do objeto, o beb abria um inocente sorriso, emitia uma contagiante risada e movimentava os bracinhos expressando todo o seu contentamento com a experincia. Cenas como essa so comuns com bebs em fase de descobertas sensoriais, ou seja, de desenvolvimento, quando eles percebem o som com maiorconscincia e respondem a eles com estmulos.

Mas, se olharmos para trs, vamos perceber que a msica, ou o som, faz parte das manifestaes do ser humano desde quando ele est na barriga da me. De acordo com o coordenador da Escola Companhia das Cordas, Cleber Alves, pai da Giuliana, a msica um tipo de linguagem que est presente de forma muito intensa, desde a melodia de uma caixinha de msica, um instrumento musical, o rdio do carro, o toque do celular e at mesmo o barulho da rua. Sons a que bebs e crianas esto atentos e podem se beneficiar de seus efeitos. A audio o primeiro sentido que se forma na gestao, o som faz parte do desenvolvimento cognitivo desde antes de nascer. E essa habilidade do ser humano vem sendo aperfeioada ao longo dos anos, por meio da msica, explica Alves.

O psiclogo, terapeuta e professor da Faculdade Santa Marcelina, Brenno Rosostolato, completa ao dizer que quando a criana tem contato com a msica, seja ouvindo ou interagindo mais ativamente com esse universo, ela pode desenvolver algumas caractersticas prprias com mais facilidade, como fala, dico e coordenao motora, entre outras. Observe: no toa que existe uma grande quantidade de brinquedos educativos para bebs e crianas pequenas que emitem ou fazem barulhos e tm msicas. Voc j prestou ateno nisso? E claro que no apenas com os brinquedos que essa relao se estabelece.

Existem outras formas, inclusive as aulas de msica e instrumentais. A diretora Cristina Soares, da escola de Msica e Idiomas em Domiclio, conta que cientificamente comprovado que crianas que tocam um instrumento ou possuem algum aprendizado nesse segmento antes dos 5 anos apresentam a rea frontal do crebro, que mexe com o conhecimento lgico e abstrato, mais desenvolvida.

Musicalizao

No livro A Alegria de Ensinar, o escritor e cronista Rubem Alves diz: Se fosse ensinar a uma criana a beleza da msica no comearia com partituras, notas e pautas. Ouviramos juntos as melodias mais gostosas e lhe contaria sobre instrumentos que fazem a msica.

Ensinar a experincia e o sentimento antes da prtica um dos conceitos presentes na musicalizao. Cleber Alves conta que a musicalizao ensina os elementos de linguagem sem se preocupar com a parte tcnica do instrumento. Nela a criana comea a perceber elementos como pulsao e forma, por meio de atividades gostosas. Quando se faz esse tipo de atividade h um contato dirigido da criana com a msica, e o intuito que ela preste ateno nesse elemento, conta ele.

A musicalizao pode ser feita com bebs de 1 ano at crianas de 10 anos idade em que elas costumam ser direcionadas ao aprofundamento do aprendizado. Cada faixa de idade tem um tipo de atividade, e a ideia que a criana faa parte de uma rotina prazerosa. Nosso trabalho para que o aluno aprenda a prestar ateno em um determinado elemento da linguagem musical e v se familiarizando com ele para, quem sabe, se interessar por um instrumento especfico, ressalta o coordenador da escola Companhia das Cordas.

Vale lembrar que a musicalizao infantil realiza um trabalho que pode anteceder os estudos direcionados a um instrumento, mas no necessrio passar por ela para depois aprender a tocar algo. O que acontece que nesse ambiente as crianas fazem uma imerso em diferentes sons, ritmos e melodias e tm contato com brinquedos como apitos e chocalhos at itens mais elaborados, como flauta doce, xilofone, violo, bateria, e muitos outros instrumentos tocados pelos professores.

Expresso corporal

O contato com o som e a msica provoca estmulos que possibilitam que a criana se expresse por meio do corpo. Seja demonstrando o que ela sente ao ouvir um msica, cantando ou na realizao de movimentos mais refinados, como bater palma, tocar um determinado ritmo ou fazer um acorde. O professor, Brenno Rosostolato conta que junto com a msica ocorre o desejo de mexer o corpo, acompanhando o ritmo.

Acredito que esse um dos aspectos mais importantes do contato com o aprendizado musical, pois a melodia, o ritmo e as letras despertam sentimentos e convidam as pessoas a se expressarem. Isso pode ajudar a criarmos adultos e adolescentes menos refratrios ao toque, que se sintam mais vontade para dar vazo aos seus sentimentos. diz Rosostolato.

A expresso corporal tambm pode ser trabalhada de forma teraputica. A musicoterapeuta Lauane Ramos explica que essa especialidade indicada para todos os tipos de patologias, pacientes com autismo, sndrome de down, falta de ateno, depresso, e at mesmo para pessoas em coma. Alguns pacientes ouvem msicas especficas para trazer tona determinadas sensaes do crebro, outros compem canes para expressar o que sentem ou fazem exerccios especficos para treinamento de foco, explica Lauane.

Coordenao motora

Voc pode at achar um exagero, mas s o fato de a criana conseguir segurar um instrumento sozinha j uma forma de ela desenvolver e exercitar a motricidade fina capacidade que permite usar os pequenos msculos do corpo e a motricidade grossa, que consiste na utilizao de msculos grandes do corpo como movimentos de braos e pernas.

Os especialistas explicam que essas duas habilidades podem ser trabalhadas em instrumentos de corda e piano, por exemplo, pois pedem que as mos executem diferentes aes ao mesmo tempo. E o aprimoramento da coordenao motora vai se aprimorando com o tempo. uma conquista que a criana alcana sozinha, com o esforo e trabalho dela.

Foco

No momento em que uma criana est participando de uma atividade, precisa de ateno para conseguir cumprir o que foi proposto. Se h uma atividade em grupo, ela vai cantar um trecho da msica ou tem seu prprio solo instrumental em uma apresentao, precisa estar focada para conseguir realizar a ao.


Brenno Rosostolato conta que j viu muitas crianas que tinham dificuldades em prestar ateno apresentarem melhoras significativas aps realizarem atividades musicais.

Contato com outras culturas

A msica universal e pode ser expressada de diferentes formas, dependendo da cultura onde est inserida. Essa proximidade benfica para as crianas, pois possibilita que elas tenham contato com o folclore e costumes de outros povos. Instrumentos de percusso como o bong, o atabaque e a timba, por exemplo, podem introduzir a criana nos estilos de sons africanos e cubanos.

Cleber Alves conta que muito comum as crianas aprenderem a histria dos instrumentos nas aulas, e a proximidade com os diferentes ritmos um verdadeiro intercmbio cultural, uma forma de criar empatia por outros povos.

Criatividade

Um dos principais alicerces da msica a criatividade. Cartola no tinha nenhum conhecimento de teoria musical quando comps a cano O Mundo um Moinho, uma das mais bonitas do repertrio brasileiro. J os msicos da banda britnica Queen tinham muito conhecimento musical, mas no contavam com muitos recursos tecnolgicos nos anos 80 e gravaram as vozes dos seus quatro integrantes inmeras vezes para passar a impresso de que haviam muitas pessoas cantando Bohemian Rapsody. Tudo na base de muita criatividade e conhecimento de suas capacidades.

O gerente da escola Yamaha Musical do Brasil, Aoki Tadanori, conta que seus alunos so estimulados desde pequenos a criarem arranjos, composies e improvisaes. muito bonito e gratificante ver nossos alunos de 4 anos criando acordes com duas notas ou msicas com poucas palavras. uma grande conquista para eles, completa.

Memria

Uma pesquisa realizada na Universidade de Northwestern, nos Estados Unidos, finalizada em 2011, com uma turma de 60 alunos, de 6 a 9 anos, em que 29 deles tinham contato com a msica, constatou que o contato com o meio permite, entre outras habilidades, o desenvolvimento da memria. De acordo com a neurocientista Nina Kraus, lder do estudo, alguns elementos presentes na msica como timbre, tempo e tom, foram importantes para que essas crianas desenvolvessem a memria mais rpido que outras.

A diretora Cristina Soares, da Escola de Msica e Idiomas em Domiclio, diz que para afinar um instrumento, por exemplo, preciso lembrar o som da nota. Para improvisar e criar tambm preciso lembrar o som da nota. J para aprender uma msica ou cantar, necessrio exercitar a memria sequencial.

Desenvolvimento da linguagem

Quando uma criana ouve ou canta uma msica, ela vai armazenando palavras ao seu domnio. Mesmo quem no est alfabetizado vai adquirindo, ao longo do aprendizado, elementos que sero teis para a formao das frases.A dico tambm um aspecto que pode ser aprimorado por meio da msica. Cristina conta que uma de suas alunas tinha problemas na fala quando comeou a fazer aulas de canto e conseguiu corrigir as palavras que pronunciava incorretamente, melhorando tambm sua respirao e entonao da voz.

Contato com matemtica

O matemtico Pitgoras considerado pela cincia um pesquisador de msica. Seu primeiro experimento foi esticar uma corda e perceber que sua vibrao emitia um som. Esse foi o primeiro passo para, o que depois de muitos estudos e aprimoramentos, se tornaria a base da harmonia dos instrumentos de corda.

A experincia de Pitgoras um das muitas que provam que a msica est diretamente ligada com a matemtica. Cristina exemplifica dizendo que a msica uma constante contagem de tempo e trabalha o raciocnio lgico, habilidade muito utilizada no ensino da matemtica. Ela conta que um dos principais exerccios musicais o aprendizado das escalas, para isso, o aluno precisa saber diferenciar um tom de um semitom, uma oitava de uma corda solta. Isso pura matemtica.